Conclusão do Assunto Semanal: Internet

28 de dezembro de 2008

Como eu disse na semana passada hoje encerro o assunto semanal, e já adianto o próximo, que com certeza será o tema “Tecnologia e Poluição”, algo que vem me chamando atenção há algum tempo, pois o nível de poluição que, por exemplo: Pilhas, Baterias de Celulares, além de muitas outras “maravilhas tecnológicas” causam danos quase irreversíveis ao meio ambiente. Particularmente um dos comentários que mais me chamaram a atenção foi o do Roberto e do Jefferson de Souza (este último praticamente sendo uma matéria), sobre a conclusão do primeiro assunto semanal me centralizarei entre os 2 comentários…

Sim, os preços são abusivos. E tem até um tanto de exagero no preço (um tanto quanto enorme!). Mas comparar o Brasil com mo Japão, China, é ignorância, seja no termo que for. Olha a tecnologia da China. 1 MB pra eles é muito pouco, por isso o preço tão baixo. O Brasil ainda é um país subdesenvolvido. Isso faz jus ao preço tão alto. Aqui, a internet de 8 MB é alta tecnologia, por isso o preço abusivo. Claro, como nada é um mar-de-rosas, há um tanto de exagero.

Comentário do Leitor Roberto


Como o Roberto disse no comentário a cima e muito bem, o Brasil é um país subdesenvolvido. As páginas criadas e a tecnologia usada aqui no Brasil são de acordo com a média da população conectada. Nos países desenvolvidos o alto poder aquisitivo das pessoas permite que elas obtenham maiores velocidades e isso se faz com a maioria da população, não como uma pequena parcela como aqui.

Assim, já que todos têm um nível elevado de conectividade, as páginas são mais modernas e infinitamente mais pesadas por usarem tecnologia mais avançada. Duvido muito que se H2O fosse fundada a partir do Japão, por exemplo, você não teria uma página mais, digamos, “luxuosa”. Quantas vezes eu mesmo e outros leitores já não devem ter reclamado de uma possível demora no carregamento? E você não foi lá tentar otimizar o site?

Outra coisa, no Brasil as pessoas não querem saber de seus direitos e deixam ser exploradas. Lembrando também que a internet banda larga começou a se popularizar a pouco tempo no país. A lei de oferta-procura nesses casos se inverte: Quanto mais usuários querem um serviço, mais ele abaixa de preço e quanto menos usuários adquirem um serviço, ele se eleva.

Por que a mudança no método da lei de mercado? Simples, se apenas uma pessoa quer instalar internet banda larga, o esforço da operadora de serviço é maior, já que ela não lucra com apenas uma pessoa. Daí ela só tem uma escolha: Explora o único comprador ou faz campanha para que mais gente naquela localidade assine o serviço. Geralmente, vale a segunda opção.

Comentário do Leitor Jefferson de Souza

Sobre o comentário do Roberto, realmente eu me equivoquei ao escolher logo uma comparação com um país altamente desenvolvido tecnologicamente como é a China, deveria ter comparado com um país também subdesenvolvido para ter uma comparação em velocidades e preços mais “justa”. Mas como o mesmo falou, o preço é um tanto abusivo, e acredito-me que o preço é um tanto elevado, pois as maiorias das empresas atuam em determinadas regiões onde elas não têm um concorrente ao mesmo nível, por isso cobram um preço abusivo e monopolizam como é o caso do Speedy da Telefônica em SP.

Sobre o comentário do Jefferson de Souza, eu não comento nada, pois ele foi exato ao assunto estipulado para ser comentado por mim, uma conclusão muito bem expressada sobre o assunto, ele envolveu de forma geral o que realmente acontece atualmente.

4 Responses to “Conclusão do Assunto Semanal: Internet”

  1. noticiadiaria Says:

    Aeeeeeeeeeeeeeeeeeeee Limão;
    Finalmente! Já tava com saudades… kkkkkkkkkkkk

    BjãOo… Zueraa!

    Abraços

  2. halex007 Says:

    quem sabe a bm num é entrevista hgahahshahsh ….


    OFF: Cara.. nunca te vi online no MSN.. por que?😐

  3. Ricardo Luis Says:

    A cima? não seria acima?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: